domingo, 26 de outubro de 2008

Buzz marketing
(propaganda de boca a boca)

O Buzz Marketing identifica os principais formadores de opinião e persuade-os a conduzir a sua marca para o mercado. Muitas das vezes isto é conseguido pelo recrutamento de pessoas que são formadores de opinião em determinado grupo (escolas, universidades, clubes e bares de diversão nocturna). Algumas marcas pagam aos líderes de opinião da juventude para usarem a sua roupa ou para serem vistos a consumirem os seus produtos, com a finalidade destes hábitos originarem comentários favoráveis a respeito da sua marca.
O Buzz Marketing tem mostrado que é um método viável para ligar as marcas aos seus consumidores sem ser uma campanha invasiva. As últimas pesquisas sobre o sucesso deste tipo de acções mostram que tem bastante sucesso num público com idade inferior a 24 anos, podendo ainda se afirmar que atinge índices de sucesso superior aos de outras campanhas dos mass-media.
Tem de se ter alguns cuidados com este tipo de acção, pois a má utilização deste tipo de campanhas pode ser prejudicial para a marca, os produtos tem de ser consumidos ou demonstrados nos locais correctos e da forma correcta, para ter impacto que se pretende.

Fonte:
Austin,Mark; Aitchison, Jim.
Tem Alguém Aí?
Edição de Nobel


Alguns expmlos de Buzz Marketing:

“A americana Agency.com levou ao extremo a sugestão da rede de fast food Subway de que as agências participando da concorrência por sua conta interativa poderiam se apresentar em vídeo.

A Agency.com produziu um clipe no qual a equipa aparece a trabalhar para a concorrência e colocou-o no YouTube. A intenção era criar uma acção de marketing viral para demonstrar ao cliente a eficiência da estratégia. O vídeo já foi visto quase 20 mil vezes e criou buzz no mercado americano.”


Fonte: http://www.mktonline.net/index.php?cat=1&item=7092&hrq=


“Notas verdadeiras de R$ 1 serão distribuídas em São Paulo e Porto Alegre, nos dois primeiros fins-de-semana de Agosto, em áreas próximas a cinemas.

Mulheres vestidas de executivas vão entregá-las a fumadores. As notas terão um adesivo removível no qual estará escrito "Obrigado por fumar!".

A acção de buzz marketing, realizada pela agência LiveAD, estará a divulgar o filme "Obrigado por fumar", da Fox. A iniciativa pretende gerar impacto e repercussão para divulgar o filme que entra em cartaz no dia 18.”


Fonte: http://www.mktonline.net/index.php?cat=1&item=7071&hrq=

Sem comentários: