domingo, 26 de outubro de 2008

Marketing de Guerrilha

É uma técnica que tem como intenção interagir com os consumidores de forma inesperada e desta maneira obter a atenção destes para o seu produto.
A finalidade da utilização do marketing de guerrilha passa geralmente por permitir a pequenas empresas combater as grandes ou para sua sobrevivência.
Para captar a atenção dos consumidores tem que se fazer acções fora do comum com o objectivo de surpreender. Pode se surpreender o consumidor de várias formas: pelo inesperado, apelar á emoção, pela ousadia, pela agilidade ou só mesmo só pelo barulho e chamar a atenção para um determinado ponto (área comercial, ou evento de rua).
Estas acções tem como objectivo principal de cativar e seduzir o consumidor, são acções de low budget e localizadas.
As vantagens da aplicação deste tipo de marketing são:
Baixos orçamentos.
Maior interacção com o consumidor
O impacto das acções pode gerar Buzz e ainda assegurar divulgação pelos média, caso o impacto seja fora do comum.
As desvantagens da aplicação deste tipo de marketing são:
Área restrita das acções.
Não se pode esperar para atingir uma comunicação para os mass marketing.



Fonte:
Marketing de guerrilha: táticas e armas para obter grandes lucros com pequenas e médias empresas
Por Jay Conrad Levinson
Colaborador Jusmar Gomes
Edição de Best Seller, 1989

Austin,Mark; Aitchison, Jim.
Tem Alguém Aí?
Edição de Nobel






“Coca Cola Zero adere à guerrilha

Depois de no início do mês de Abril ter começado a exibir uma campanha televisiva internacional, da autoria da Wieden+Kennedy mas adaptada para o mercado nacional, a Coca-Cola Zero anunciou que vai reforçar a sua comunicação com novas acções de activação.
A marca da Companhia Coca-Cola Portugal vai apostar também numa vaga nacional de grandes formatos, ao mesmo tempo vai implementar acções na internet, marketing de guerrilha e iniciativas de ponto de venda. Entretanto, a exibição dos dois filmes protagonizados por "duas línguas e um olho" que na versão portuguesa têm as vozes dos actores Paulo Oom, Luís Mascarenhas e António Feio, prolonga-se até ao final de Junho.
Aquelas personagens, através de um diálogo desconcertante, evidenciam os benefícios da Coca-Cola Zero, ou seja o sabor original da bebida mas sem o açúcar característico.
A Coca-Cola Zero, recorde-se, entrou no mercado em Maio do ano passado. Desde então, e de acordo com os responsáveis da marca, nos primeiros oito meses foram comercializados oito milhões litros. "Mais de 68% dos portugueses provaram Coca-Cola Zero", refere a empresa em comunicado. No futuro, refere ainda a empresa, a marca ambiciona atingir o top 10 de bebidas refrescantes e liderar a categoria de bebidas refrescantes sem açúcares.”


Fonte: http://www.mktonline.net/index.php?cat=1&item=11538&hrq=





"Marketing de guerrilha"


“No centro de Milão, Itália, apareceu um carro totalmente queimado mas com o som ainda ligado e bem alto, uma acção de guerrilha da Kenwood.
A Kenwood levou a cabo uma acção de guerilha, em Milão, Itália, no passado fim-de-semana, para demonstrar a potência do seu novo sistema de som.
No centro da cidade, apareceu um carro totalmente queimado mas com o som ainda ligado e bem alto.
A acção foi criada pela agência italiana G-Com. “


Fonte: http://www.mktonline.net/index.php?cat=1&item=7273&hrq=

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