“O marketing viral é uma forma de obter retorno financeiro directo e, o que é melhor, quase de graça, pois este vírus é uma técnica que tenta explorar redes sociais preexistentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento da marca como se fosse uma epidemia. Logo, é preciso ter um vírus de ideia que, na verdade é uma ideia que se propaga no mundo da moda."
(Santos, A. 2007)
Não pode ser conceituado apenas pela capacidade rápida de difusão da mensagem, temos de ter em conta o nome viral, é um vírus, e como todos os vírus contagia, contamina, desta formas a informação e passada como epidemia, as ideias passa de indivíduo para indivíduo.
Alguns autores, tentam dar novo conceito sobre Marketing Viral, porque ainda se confunde muito com o Buzz Marketing, pois a acção deste também é viral, está direccionado motivos de mercado possuem alta capacidade de divulgação, contaminação do target e este deixa de ser só receptor e passa a ser um agente de transmissão, os meios de divulgação por parte destes agentes são os mesmos do marketing viral.
Só é considerado viral se conseguir criar interesse no público e de gerar uma necessidade de ser comentado, desta forma passa a ser divulgado rapidamente.
Grandes Marcas em todo mundo apostam em campanhas deste género, estes são alguns casos dessas campanhas.
Levis 501 desabotoados

Fanta aposta em campanha de marketing online

Coca-Cola lança vídeo viral

BenQ com Marketing Viral

Millennium bcp e BES patrocinam o Natal lisboeta

Todas estas notícias acima mencionadas podem ser vistas nesta hiperligação.
http://www.mktonline.net/index.php?cat=1&kword=marketing+viral
Fontes:
Marketing Viral: Ações Virais e Interatividade na Era Digital
Borges,Eyder e Calazans,Janaina, 2008
http://www.mktonline.net/index.php?cat=1&kword=marketing+viral
1 comentário:
Bom, mas o português... está uma lástima! Independentemente do uso deste meio, que apela a uma simplificação da linguagem, tem mesmo que melhorar o português e sua estruturação.
De qualquer forma, há que ser mais claro e para que não falte nada, recordo o desafio:
definição própria, com sustentação em autores e profissionais reconhecidos, vantagens e desvantagens, exemplos com comentário de dez novas técnicas de comunicação referidas no briefing desta avaliação. Não esquecer de mencionar fontes sob risco de parecer mera opinião sua ou plágio que é avaliado com zero.
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