quinta-feira, 29 de janeiro de 2009




"A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho."

(Peter Drucker)
"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo."




"Um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns."

(Peter Drucker)



Marketing Tribal

Marketing tribal é uma técnica de comunicação que tem com estratégia a criação de grupos com interesses comuns com a criação de produtos que satisfaçam as necessidades de uma certa tribo (comunidade de consumidores).
Para se atingir este fim é necessário a criação de uma rede de informação em que o consumidor tem que ter um papel integrante e activo, isto fará com que haja um aumento no sentimento de pertença e levará à formação de uma tribo.
A estratégia tem que ter em conta a análise das motivações e sentimentos da tribo, e desta forma encontramos os melhores produtos/serviços que satisfaçam as necessidades da mesma.
Como se pode constatar nos pontos anteriores o marketing tribal foca o seu estudo na área dos critérios psico-gráficos passando para segundo plano os critérios sócio-demográficos.
A sociedade está em constante mudança e os seus gostos alteram quase diariamente, as necessidades básicas já estão inteiramente satisfeitas, desta forma temos abertura maior das necessidades secundárias e é neste campo que temos de apostar. O marketing tribal aposta num consumo mais fiel em prejuízo do global.

Esta técnica tem como objectivo a criação de uma tribo (Comunidade de consumidores), assim a mensagem que se pretende transmitir para consumidor terá uma propagação mais rápida, salientando que se o produto/serviço satisfizer as necessidades da tribo, os benefícios do mesmo serão divulgados melhor. Tendo com isto o objectivo de os produtos/serviços entrem na rotina diária do consumidor.

Vantagens:
Maior proximidade produto/serviço com o consumidor.
O valor emocional do produto/serviço acciona a compra por impulso.
Fidelização do consumidor ao produto/serviço.

Desvantagens:
Técnica direccionada para nichos de mercado.
A principal desvantagem é que se estratégia usada tiver resultados negativos, o consumidor fica desconfiado e poderá originar danos graves na comercialização do produto/serviço.

Fontes:
http://www.mktonline.net/index.php?cat=7&item=11844&hrq=&op
http://www.slingshot.online.pt/marketing-tribal-slingshotonlinept



Marketing global versus marketing tribal




“Bem vistas as coisas, o marketing global é apenas mau marketing: uma variante aguda de miopia, com a agravante de que, ignorando o seu mal, se recusa a consultar o oftalmologista. No fundo, julga ver ao longe o que nem ao perto descortina. Pensar global é pensar mal. “

Fonte:
http://www.mktonline.net/index.php?cat=1&item=891&hrq=
E-Marketing

Actualmente a internet tem um peso relevante na nossa procura de informação, ajuda-nos a cumprir algumas das nossas tarefas pessoais e empresariais. Desta forma estes novos meios de comunicação são uma boa plataforma para as empresas fazerem a promoção dos seus produtos.

O E-Marketing, é um meio de promoção que as empresas são capazes de produzir através da internet. Esta técnica consiste no envio de e-mails usando uma base de dados, da própria empresa ou de uma empresa contratada para executar este tipo de serviço, tendo como finalidade e promoção do produto/serviço ou a própria marca.

Tendo esta técnica como ferramenta a internet, e uso desta tecnologia cada vez é mais utilizada na nossa sociedade, a capacidade de envio tem vindo a aumentar pois os custos da sua utilização são reduzidos, podendo este meio de promoção atingir grandes grupos de possíveis consumidores e actuais consumidores.

Assim sendo podemos utilizar esta técnica na qual o seu poder de comunicação pode ser mais pessoal, se tal acontecer o resultado será mais evidente e eficaz, as bases de dados podem e devem ser segmentadas. Com a segmentação das bases de dados o envio de e-mail pode ser mais personalizado e atingimos assim o publico alvo que pretendemos para a promoção do produto/serviço.


Vantagens:
Custos reduzidos.
Promover o produto de forma segmentada, atingindo o publico alvo desejado.
O crescente uso da internet e evolução crescente desta tecnologia, facilita o acesso á informação.

Desvantagens:
Uso excessivo desta técnica resulta em “SPAM”.
Dificuldade de medição do sucesso.
A falta de credibilidade devido ao mau uso da segmentação das bases de dados.

Fonte:
E-marketing: para bens de consumo durável
Por Anapatrícia Morales Vilha, Di Agustini, Anapatricia Morales Vilha / Di Agustini, Carlos Alberto, Carlos Alberto Di Agustini
Edição de FGV Editora, 2002



Nova campanha da Adidas arranca sábado em Portugal



“A nova campanha de publicidade da Adidas, desenvolvida pela 180 Amsterdam, vai chegar ao mercado português no sábado.”
“A campanha vai estar presente em televisão, cinema, imprensa, outdoor e e-marketing e é protagonizada pelos futebolistas Raul, Defoe, Kaká, Saviola, Ballack e Beckham.

Com a assinatura Impossible Field, a campanha foi filmada em Madrid pela Kleinman Productions.”


Fonte:
http://www.mktonline.net/index.php?cat=1&item=6112&hrq=



Unilever irá triplicar os seus investimentos online



Unilever anuncia investimentos online para 2006.

“De acordo com o jornal Marketing Voz News, a Unilever, face ao sucesso atingido pelas campanhas integradas da Axe, Dove, Hertog e Corinex, afirmou que no próximo ano irá triplicar o seu investimento em e-marketing.

A Unilever refere ainda que as campanhas online aumentam a intenção de compra do consumidor e já provaram ser extremamente optimistas.

Um executivo da Unilever declarou à revista de negócios Emerce que a empresa iria aumentar o investimento de 5% do orçamento para 15%.”


Fonte:
http://www.mktonline.net/index.php?cat=1&item=5649&hrq=


Versão feminina do e-marketing




“Direccionar um site ao sexo feminino pode ser uma tarefa árdua, especialmente porque a internet ainda é vista como um meio dominado pelos homens e existe uma dificuldade em saber no que apostar para fidelizar as e-mulheres.”

Fonte:
http://www.mktonline.net/index.php?cat=1&item=1139&hrq=