O endomarketing ou marketing interno, tem como finalidade a criação de um padrão das relações com os seus colaboradores e tomar conhecimento das suas preocupações e satisfazer as necessidades dos mesmos.
É uma técnica de comunicação de uma empresa com os seus colaboradores, clientes, fornecedores, entre outros, sendo esta a primeira informação da empresa a ser transmitida ao público.
No seu funcionamento esta técnica de comunicação permite a partilha de informação “genérica” potenciando desta forma a relações humanas dentro da empresa, melhorando as relações entre colaboradores e respectiva chefias. Atinge-se desta forma um propósito que faz com que os seus colaboradores se sintam uma parte essencial da empresa gerando desta forma uma motivação adicional, conseguindo desta forma o máximo de desempenho possível.
Estes são primeiros a receber a informação, e a manutenção de uma boa relação será benéfico para a empresa.
Uma má aplicação desta técnica poderá transmitir uma má imagem para o público.
Vantagens:
No seu bom funcionamento potencia a captura de novos clientes através da comunicação de uma empresa com preocupação social com os seus colaboradores.
Transmite a boa imagem da empresa.
Desvantagens:
O mau funcionamento desta técnica potencia o oposto do objectivo, a transmissão de uma boa imagem.
A não possibilidade de avaliação do sucesso desta técnica.
Fontes:
Marketing Herói ou Vilão
de Samuel Szwark, Editorial Summus
Marketing & comunicação para pequenas empresas
de Maria Tereza Garcia, Fábio Caim Viana, Silene de Araújo Gomes Lourenço, Tania Trajano da Silva, Edição de Novatec Editora
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjE2SOG03ou04HjiTFDarzTSXxA7CszIaeyJ6l6qkA0dMcSC4NXTwIIZFBW7dvoZBs3AEq4eS8yJD8EZosUhALxjUVN6o5DPKzVFIEt7pZ9yk5WuCsGl_n74wLRBTuWFaKYa7_Dx4zuXg/s400/536.jpg)
Grupo Kallas negocia carnaval baiano
"Empresa negocia quotas que oferecem opções de 10 blocos para exposição de marcas. Além das acções públicas, os anunciantes poderão também incrementar o endomarketing, levando grupos e públicos específicos para cada evento.
Empresa negocia quotas que oferecem opções de 10 blocos para exposição de marcas. Além das acções públicas, os anunciantes poderão também incrementar o endomarketing, levando grupos e públicos específicos para cada evento."
Fonte:
http://www.mktonline.net/index.php?cat=1&item=1506&hrq=
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