terça-feira, 13 de janeiro de 2009

EndoMarketing

O endomarketing ou marketing interno, tem como finalidade a criação de um padrão das relações com os seus colaboradores e tomar conhecimento das suas preocupações e satisfazer as necessidades dos mesmos.
É uma técnica de comunicação de uma empresa com os seus colaboradores, clientes, fornecedores, entre outros, sendo esta a primeira informação da empresa a ser transmitida ao público.
No seu funcionamento esta técnica de comunicação permite a partilha de informação “genérica” potenciando desta forma a relações humanas dentro da empresa, melhorando as relações entre colaboradores e respectiva chefias. Atinge-se desta forma um propósito que faz com que os seus colaboradores se sintam uma parte essencial da empresa gerando desta forma uma motivação adicional, conseguindo desta forma o máximo de desempenho possível.
Estes são primeiros a receber a informação, e a manutenção de uma boa relação será benéfico para a empresa.
Uma má aplicação desta técnica poderá transmitir uma má imagem para o público.

Vantagens:
No seu bom funcionamento potencia a captura de novos clientes através da comunicação de uma empresa com preocupação social com os seus colaboradores.
Transmite a boa imagem da empresa.

Desvantagens:
O mau funcionamento desta técnica potencia o oposto do objectivo, a transmissão de uma boa imagem.
A não possibilidade de avaliação do sucesso desta técnica.

Fontes:
Marketing Herói ou Vilão
de Samuel Szwark, Editorial Summus
Marketing & comunicação para pequenas empresas
de Maria Tereza Garcia, Fábio Caim Viana, Silene de Araújo Gomes Lourenço, Tania Trajano da Silva, Edição de Novatec Editora





Grupo Kallas negocia carnaval baiano

"Empresa negocia quotas que oferecem opções de 10 blocos para exposição de marcas. Além das acções públicas, os anunciantes poderão também incrementar o endomarketing, levando grupos e públicos específicos para cada evento.
Empresa negocia quotas que oferecem opções de 10 blocos para exposição de marcas. Além das acções públicas, os anunciantes poderão também incrementar o endomarketing, levando grupos e públicos específicos para cada evento."


Fonte:
http://www.mktonline.net/index.php?cat=1&item=1506&hrq=

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