terça-feira, 13 de janeiro de 2009

“Product Placement”

Esta prática, “Product Placement”, usada em marketing de forma a se obter um entretenimento com as marcas. Apesar de ser considerada uma das “new media”, já é utilizada há muito tempo, frequentemente considerada o caminho mais seguro para dar evidência e aumento da notoriedade de um determinado produto/marca.
O “Placement” de produto, ajuda aumentar a promoção de um produto, tendo em conta que os ” budget” de marketing são reduzidos e a concorrência cada vez é mais feroz, desta forma esta técnica tem várias vantagens, uma delas é permitir fazer parcerias, além de ser compensatório para o produto, gera notoriedade, desta forma é bom para promoção do próprio programa televisivo ou filme.
É frequente ver-se este tipo de associações/parcerias de longo prazo entre anunciantes e os estúdios. Cada vez é mais visível encontrar este tipo de parcerias, uma das mais conhecidas é entre a Universal e a Volkswagem, os seus produtos tinham grande colocação nas produções deste estúdio.
Estas parcerias ajudam as marcas a atingir os seus segmentos de mercado devido à associação a determinada personagem ou personalidade, a um estilo de vida e a uma atitude.
As parcerias por vezes são encaradas como forma de patrocínio mas não é o termo correcto a utilizar, ambos os lados ficam a ganhar.
Esta técnica pode ser utilizada de duas formas: uma para aumentar a promoção de um determinado produto/marca; ou denegrir a notoriedade de concorrentes (intitula-se por Positive Setup).
Positive Setup: é frequentemente usada para que a concorrência fique mal vista, mas raramente é admitida como uma técnica.

Vantagens da técnica de “Product Placement”:

Quando bem feito, o “Product Placement” pode ser muito eficaz e subtil
Permite parcerias entre o anunciante e o meio de promoção (programa e ou filme) causando que os custos sejam menores.
Excelente forma de atingir públicos-alvos quando bem definidos.

Desvantagens da técnica de “Product Placement”:
Quando um produto é colocado de forma explícita e demasiadamente evidente, os espectadores (consumidores) têm tendência a percepcionar o “Product Placement” .
O uso intensivo da técnica “Product Placement” tem aumentado.

Fontes:
“Punk Marketing”,Richard Laermer e Mark Simmons,
Branded Entertainment, Product Placement & Brand Strategy in the Entertainment Business de Jean-Marc Lehu
Guerrilha Marketing de Jay Levinson 1983
Handbook of Product Placement in the Mass Media - Mary-Lou Galician
Punk Marketing”, dos autores: Richard Laermer e Mark Simmons

Sem comentários: