terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O neuromarketing

O neuromarketing é uma ciência, só a relativamente pouco tempo se tornou num termo assimilado e aceite. Está estratégia de comunicação, procura basicamente uma compreensão quer do marketing, quer das suas ferramentas de comunicação.
São pesquisas realizadas com a finalidade identificar quais serão as palavras e/ou imagens que possam ter uma melhor receptividade por parte do consumidor/cliente. Pesquisas mais tradicionais, tipo; estudos de expressões corporais e faciais até a selecção de imagens correlacionadas, “focus group s”, de forma a apontarem para metáforas que permitam descreverem sentimentos e pensamentos cognitivos relativos associados a um determinado e assunto.
Esta técnica de comunicação necessita de equipamento tecnológico médico específico que permita fazer um diagnóstico das actividades cerebrais, permitindo obter informação relativamente a como o cérebro responde a cada um dos estímulos.
Este tipo de exames é frequentemente usado na detecção de quais as partes do cérebro que são activadas através de sensações físicas (som, olfacto) na tentativa de identificar o que estimula. Contudo, qualquer matéria relativa ao Cérebro é recente, uma vez, os estudos sobre o cérebro são pouco aprofundados
Algumas empresas com a Coca-Cola, a GM já utilizaram estudo sobre neuromarketing ou contribuíram para o efeito, o desenvolvimento da técnica. Diversas empresas reconhecem potencial e acreditam que, através do exame cerebral, irão conseguir colher as verdadeiras respostas.


Fontes:
http://neuromarketing.blogs.com/
http://books.google.pt/books?id=RsozC0yfH6oC&pg=PA158&dq=neuromarketing&lr=#PPA158,M1
http://books.google.pt/books?id=iSjzP-MH81AC&dq=neuromarketing&lr=&source=gbs_summary_s&cad=0



NeuroMarketing chega a Portugal





"A QSP – Consultoria de Marketing celebrou um acordo exclusivo com a empresa liderada pelo neurocientista David Lewis, a Mind Lab Internacional, que lhe permitirá disponibilizar às empresas portuguesas algumas das mais importantes e inovadoras ferramentas de estudos de mercado e de comportamento dos consumidores através do neuromarketing."


"O acordo celebrado entre as duas entidades prevê a representação da QSP para Portugal, Espanha, Brasil e países de expressão portuguesa, numa clara aposta desta Consultora na vanguarda dos mais recentes avanços da neurociência aplicados ao marketing.

David Lewis, apontado como pai do neuromarketing, é famoso pelos estudos de comportamento do consumidor e pelas pesquisas sobre o cérebro utilizando técnicas de Electroencefalografias Quantificadas. Este procedimento não-evasivo envolve a detecção e análise da actividade no cérebro a fim de melhor compreender a forma como as pessoas pensam, sentem e reagem quando realizam as suas actividades quotidianas.

Das técnicas utilizadas e desenvolvidas por David Lewis destaca-se a QEEG - Quantified Electroencephalography, pela ampla gama de aplicações comerciais, envolvendo sofisticados softwares e hardwares, que permitem a gravação e a análise da actividade mental.

Em Portugal, a QSP-Consultoria de Marketing vai disponibilizar ao mercado técnicas como a EEG – Medição da Actividade Cerebral em tempo real e em qualquer local; Condutância de Pele; Monitorização através de Óculos com Vídeo-Câmera; Alteração da frequência cardíaca e pressão arterial; Tensão Muscular e Análise de Stress na Voz"



Fonte:
http://www.mktonline.net/index.php?cat=1&item=11585&hrq=

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